Sobre Kpop e preconceito - Anime Master 2015

17:02

                 
Domingo passado aconteceu a nona edição do Anime Master, um evento que engloba cultura pop atual. Foi a primeira vez que cobri um evento, e foi fantástico, o suporte do evento ao pessoal da imprensa foi maravilhoso. Mas hoje vou falar pra vocês a parte do evento que eu mais cobri, que foi o Kpop, que pra mim foi a parte do evento que teve mais destaque, o espaço, a iluminação, os jurados, bem... querendo ou não o Kpop foi um tema que teve muito destaque no anime master desse ano.O teatro onde rolaram as apresentações foi a escolha perfeita, não tive do reclamar. As apresentações foram ótima, e a energia que o público passava? geeente, antes mesmo das apresentações começarem o público dançava todas as música, o teatro virou uma pista de dança enorme enquanto os grupos se preparava.
               A cena do kpop no ceará tem crescido assustadoramente nesses últimos anos, e vem sempre marcando presença nos eventos de cultura pop, como no anime master, onde a estrutura paras as apresentações foi grandiosíssima e super bem organizada.
               Mas o assunto principal do post é: o que você pensa quando vem Kpop na sua cabeça? Com certeza deve estar relacionado com coreanos/coreanas bonitos, coreografias maravilhosas, corpos perfeitos. Mas e quando se fala em Kpop cover, o que vem na sua cabeça?
                Eu analisei cada apresentação, e mesmo não sendo uma expert em kpop eu me arrisco a falar que sei um pouco sobre dança. E durante o concurso eu me fiz vários questionamentos, o kpop é um meio muito criterioso, e por se tratar de uma competição se torna mais criterioso ainda. Notei que pessoas de todas as idades, gêneros e raças estão inclusas nesse meio. 
               Vi coreografias BAFONICAS executadas por pessoas que não tem nada a ver com os seus ídolos (digo, o cantor/cantora o qual estivesse fazendo cover), então me veio a cabeça a seguinte questão, sendo o kpop o meio tão criterioso sera que existe preconceito entre o próprio integrantes? Sera que a idade, forma física ou gênero influencia na execução das coreografias? Em busca de respostas fui falar com quem realmente entende do assunto.
"O Kpop como qualquer outro estilo de musica/dança serve e ajuda em se expressar e se divertir, o preconceito existe sim, por razões homofobicas, ou chacotas por homens estarem fazendo ''coreografias femininas'', mas o importante é que do publico e integrantes do KDF não vejo ninguém se importando com opiniões homofobicas ou chacotas pelo seu estilo de dança. idade, peso e opção sexual não influenciam na capacidade de execução de coreografia, e sim o preparo físico, conhecimento corporal e vivência de movimentos e estilos de dança já praticados.O preconceito existente n acredito que seja pelo estilo ''Kpop'', mas sim pela opção sexual de alguns indivíduos envolvidos, o que leva a conclusão que o problema não está no Kpop, mas sim em uma parcela da sociedade que julga a opção sexual e atribui a mesma ao estilo. o mundo do Kpop Cover é muito divertido e acolhedor, indico a quem queira ingressar que procure o publico e integrantes do meio, e divirta-se fazendo parte de um grupo novo ou já existente."
Roberto Balbino, que se apresentou no Anime Master, integrante do Shinobi Style

"Acho que apesar de já ter mudado bastante essa questão do preconceito ainda percebo bastante, pois as pessoas ja acha que homem que dança é homossexual e se espanta ao descobrir que existem rapazes héteros, eu mesma já me relacionei com dançarino de kpop e algumas pessoas não acreditavam que ele dançava também. Além de que existe aquela questão do preconceito com meninos que dançam girlband, como se fosse ficar mais feio ou inapropriado só porquê as danças são femininas. Acredito que ainda há muito o que mudar.
acho que outros fatores podem atrapalhar seu desempenho não seu corpo, seu sexo ou sua idade. Eu comecei no kpop com 15 anos e 45 kilos hoje tenho 23 com 57 kilos e quer saber? Sou muito mais satisfeita com minha dança hoje em dia. O ShinDong do Super Junior estava um pouco acima do peso e dançava super bem! Existem muitas meninas que mandam muito bem em boyband e muitas mulheres e homens mais velhos que dão show, vide Psy e a BoA.Já vi máximas como "nunca uma menina dançara bem boyband pois n tem forca o suficiente" ou "lá vão os viadinhos achando que da pra ficar sexy" e comigo mesma ouvi "nossa você ainda dança? Não acha que ta velha demais pra isso?" mas reconheço que em geral é um meio diverso que aceita cada vez mais a diversidade.Eu diria, parafraseando Selena Gómez "who says?" serio, quem disse que você não pode? Acho que se tem oportunidade, condições física e mental você pode sim! Quem disse que sua técnica não sera boa? Quem disse que homem n usa salto? Quem disse que você é feio e não adianta se maquiar? Quem disse que você é tímido e não pode ter carisma? Sério, não tem isso, com amor, esforço e empenho você pode sim e a gente procura estar de braços abertos para quem queria entrar para o kpop cover."
Dinnah Amaro, Staff do anime master, apresentadora durante o concurso.
       
Foi provado por A+B que no meio do Kpop cover também existe preconceito. E como a Dinnah e o Balbino disseram nessa entrevista o que define se você é um bom dançarino ou não é o conhecimento que você tem sobre o seu corpo, suas técnicas, é se conhecer seu corpo, seus limites.
        E quanto ao evento eu so tenho a agradecer, a organização foi maravilhosa, aliás o evento em si, com certeza estarei no evento novamente, sento na imprensa ou não. Então gente, esse foi o post de hoje, um pedacinho do que rolou do evento 
Quer ver o que mais rolou no evento? acesse.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Conheci o Kpop recentemente e amei, tem uma pegada que gosto muito. Rolar preconceito é normal em qualquer género (infelizmente). Amei seu blog, é muito fofo ♡♡
    Bjinhos de luz *-*
    maravilhosomundodeday.blogspot.com

    ResponderExcluir